Agricultores de Capanema terão nova opção de comercialização

Categoria: Agricultura Publicado: Quarta, 17 Mai 2017

Coofamel tem interesse em expandir suas atividades para o município

Na quarta-feira, 17, foi realizada no Parque de Exposições de Capanema, reunião de demonstração das formas de trabalho, perspectiva de mercado e apresentação de proposta para que apicultores de Capanema integrem a Coofamel, cooperativa agrofamiliar de apicultores.

Com o mercado em expansão, há uma demanda muito grande pelo produto. A exportação brasileira de mel nos próximos anos deve, pelo menos, dobrar, segundo dados apresentados pela Coofamel.

Com esse objetivo, em parceria com a Biolabore, que já trabalha a produção orgânica junto à Associação de Produtores de Santa Ana, a cooperativa busca integrar novos apicultores ao sistema de produção, podendo, inclusive, nos próximos anos, instalar unidade de beneficiamento de mel no município.

Vagner, presidente da cooperativa, enfatizou que “temos um potencial de exportação de cerca de 80 mil toneladas e está se produzindo no Brasil cerca de 37 mil toneladas/ano, então a atividade está em pleno desenvolvimento. Capanema se mostrou com um potencial de produção muito grande, principalmente por estar rodeado pelo Parque Nacional do Iguaçu, tem várias reservas e áreas de preservação permanente, além do predomínio da produção familiar”.

Segundo dados, na região oeste do Paraná, sede da cooperativa, as colmeias produzem em média 50 kg de mel por ano, e em Capanema, experiências se aproxima de 80 a 90 kg por colmeia, um resultado bastante satisfatório.

Vagner destacou que o trabalho iniciou-se com a fruticultura em Santa Ana, segundo ele “onde se produz mel a polinização feita pelas abelhas faz com que se tenha maior produtividade, então unimos o útil ao agradável, fazendo com que as duas atividades possam andar bem e dar retorno aos produtores”.

A Cooperativa, além do mel, comercializa também a cera, a própolis e demais produtos da colmeia. Além do fornecimento de insumos, equipamentos e toda assistência técnica necessária.

Raquel Szimanski, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente disse que ficou “muito feliz com esse evento, em menos de uma semana conseguimos conseguir reunir cerca de 50 apicultores. Eles querem agarrar essa oportunidade na produção do mel. Capanema é formada por pequenos produtores e quando se diversifica os cultivos, agrega valor à propriedade”.