Apicultura é nova fonte de renda aos capanemenses

Categoria: Agricultura Publicado: Quarta, 13 Dezembro 2017

Vários projetos estão sendo desenvolvidos no município dando novas oportunidades na agricultura familiar

Quando se trata de agregar renda às pequenas propriedades, a diversificação de culturas é fundamental nesse processo.

Pensando nisso, a Administração Municipal de Capanema, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem investindo desde o início do ano em uma nova opção de trabalho aos proprietários, que pode ser uma renda complementar, mas também pode atingir o status de atividade principal.

Através de diversas parcerias construídas ao longo de 2017, hoje já são quase 100 produtores cadastrados, sendo alguns que já trabalhavam com as colmeias e diversos que estão começando nesse trabalho.

Uma das parceiras é a COOFAMEL, cooperativa agrofamiliar sediada em Santa Helena, que já atende cerca de 20 associados, principalmente na região de Santa Ana, onde há também um projeto de fruticultura, que favorece a produção do mel e demais produtos da colmeia.

Agora, o SEBRAE se tornou um grande parceiro no desenvolvimento da apicultura, com um projeto de treinamento, acompanhamento e controle de gestão das propriedades que estão ingressando na apicultura. Será um grande valor investido pela instituição para fornecer mais possibilidades de sucesso aos produtores.

A previsão é de uma produção próxima ou superior a 50 quilos de mel por colmeia, facilitada pela condição propícia do município. Além disso, com a expansão do negócio, a COOFAMEL já estuda a implantação de uma unidade de beneficiamento em Capanema, garantindo a comercialização de toda produção, que além do mel, ainda tem a própolis e a cera com mercado consumidor.

Raquel Szimanski, secretária de agricultura e meio ambiente, aponta que “mesmo nas pequenas propriedades, a apicultura é uma ótima oportunidade de agregar renda, podendo assumir até o papel principal no sustento familiar. Exige também dedicação e algum investimento, mas traz bons resultados e é facilmente conciliada com as demais atividades das propriedades”.

Com grande procura pelas suas propriedades que trazem inúmeros benefícios à saúde, além do sabor bastante apreciado, o mel é um produto não perecível cujo valor de mercado tem atingido patamares cada vez maiores. A COOFAMEL, por exemplo, já comercializa a produção em pelo menos 7 estados e está expandindo seus negócios visando atender todo país.