Capanema premia redução de perdas na colheita

Categoria: Agricultura Publicado: Segunda, 29 Mai 2017

Concurso é realizado pela Administração Municipal em parceria com Emater, Casa Familiar Rural e SEAB

A colheita da safra da soja no município de Capanema tem um atrativo especial. Mesmo não sendo mais realizado na região, o município manteve uma edição local para premiar os agricultores que tiveram redução de perdas na colheita do grão.

Nesta edição de 2017 foram 33 inscritos, alcançando a melhor marca desde a sua realização. Todos os operadores de colheitadeiras estiveram presentes no Parque de Exposições na última sexta-feira, dia 26, em uma grande confraternização que premiou os melhores resultados.

Técnico da Emater, Elton Rodrigo Drebes, destacou que “o acompanhamento que realizamos junto aos agricultores demonstra que eles tem investido bastante em equipamentos de qualidade, na melhor regulagem e aprimorando as técnicas de plantio e colheita para obter melhores resultados”.

O vice-prefeito Milton Kafer, que representou o prefeito Américo Bellé que estava em outro compromisso, afirmou que “a Administração Municipal tem a consciência da importância de se investir no agricultor. Vamos valorizar ainda mais o homem do campo. Teremos agora o Programa Caminhos da Produção que vai conceder horas-máquina gratuitas para dar ainda mais oportunidades de melhorias no interior do município”.

Representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, regional de Francisco Beltrão, Ricardo Kaspreski, destacou que “Capanema sempre teve ótimos resultados no concurso a nível regional e vem melhorando esses números. O que fica na lavoura é lucro do produtor, do dono da máquina, do município como um todo que está sendo desperdiçado. Se reduzirmos as perdas na lavoura, potencializamos os resultados”.

A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Raquel Szimanski, parabenizou aos agricultores pelo “empenho e dedicação diários no trabalho. Poder realizar um evento a todos os participantes deste concurso é gratificante. Ver os resultados sempre melhorando é ainda melhor. Vamos fazer o possível para que Capanema desenvolva e valorize muito a agricultura, ponto forte do município e responsável por grande parte de nossa arrecadação”.

12 empresas patrocinaram o evento, custeado premiação e jantar. Nosso agradecimento a todas elas: Transmak, Nativa Insumos Agrícolas, Coagro, Agrosolo, Sicoob, Cerealista Rech, Banco do Brasil, Agro Granja, Sollo Sul Insumos Agrícolas, Cresol, R Boaro Cereais e Insumos e Sicredi.

Resultados:

1º Dalmir Candiotto – Perda de 0,24 sacas por Hectare