Capanema realiza 3º Concurso Municipal de Redução de Percas na Colheita

Categoria: Agricultura Publicado: Sexta, 17 Fevereiro 2017

Comissão já está a campo realizando a coleta do soja conforme prevê o regulamento

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, juntamente com a Emater e Casa Familiar Rural já estão a campo realizando a coleta de soja, conforme consta no regulamento do concurso, para premiar os melhores operadores de máquina colheitadeira do município. A classificação é realizada pelo escritório da SEAB em Francisco Beltrão. O regulamento foi elaborado pela EMBRAPA.

A premiação será entregue em um jantar com presença de todos os inscritos, juntamente com as empresas patrocinadoras, que somam o montante para custear despesas com premiações e com a realização do evento.

O técnico da Emater Elton Rodrigo Drebes ressalta que "a realização deste concurso tem melhorado bastante os resultados da colheita em Capanema. A cada ano registramos um número menor de percas", ressalta, demonstrando as vantagens proporcionadas.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Lucir Rupolo "se compararmos a média de percas do estado com os resultados no município, temos um saldo extremamente positivo. Mesmo com terrenos mais irregulares, o desperdício vem sendo reduzido gradativamente. A média estadual de percas é de quase 2,5 sacas por hectare e em Capanema o vencedor do concurso do ano passado teve uma perca de apenas 0,35 sacas por hectare”. Lucir reitera ainda que "com a premiação oferecida, conseguimos estimular os operadores a manter sempre uma boa regulagem da máquina e também os agricultores a melhorar ainda mais suas lavouras".

O evento conta até agora com o patrocínio das cerealistas Sollo Sul, Nativa, Rech, Boaro, também dos escritórios de planejamento dos profissionais Nilo Saggin e Jorge Bassanesi e das Cooperativas de Crédito Sicredi, Sicoob e Cresol. Mais empresas poderão ingressar no time de patrocinadores nos próximos dias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Agricultura.