Vigilância Sanitária de Capanema realiza orientação quanto aos riscos do Benzeno

Categoria: Agricultura Publicado: Terça, 03 Outubro 2017

Encher o tanque até a “boca” é prejudicial ao veículo, à saúde do frentista e ao meio ambiente

Nesta terça-feira, 03, a equipe da Vigilância Sanitária de Capanema esteve visitando os postos de combustíveis do município para conversar com os funcionários sobre os riscos que estão expostos pela inalação do Benzeno, substancia encontrada na gasolina.

Uma forma de diminuir essa exposição é interromper o abastecimento quando ocorre o travamento automático da bomba de combustível, ajustado justamente para evitar danos ao veículo e ao frentista, além do meio ambiente.

Programadas para interromper o abastecimento automaticamente, as bombas evitam que o frentista precise permanecer aspirando o ar carregado de substâncias tóxicas a partir da evaporação da gasolina. Porém, quando há continuidade no abastecimento após esse travamento automático, além do combustível dirigir-se para locais que não deveria, dentro do tanque, o frentista fica completamente exposto à evaporação do combustível e, consequentemente, a inalação de todos os gases.

Desde 2015 há uma lei estadual que proíbe o enchimento do tanque após o travamento automático da bomba de combustível. A fiscalização, porém, é complicada, mas, a conscientização é o principal meio de fazê-la ser cumprida, afinal, depende dos próprios frentistas entenderem o risco ao qual estão se expondo se ignorarem as leis que foram estabelecidas visando a sua preservação da saúde.

RISCO DE MORTE

O Benzeno é altamente cancerígeno, diversas mortes estão relacionadas a inalação deste hidrocarboneto. O dia 5 de outubro é Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, em alusão à morte do petroleiro Roberto Viegas Kappra. Foi em 5 de outubro de 2004 que o técnico de operações da Petrobras (RPBC), onde atuou por onze anos, faleceu depois de contrair leucemia mielóide aguda, doença ligada à exposição ao benzeno. A partir dos sintomas iniciais da doença, decorreram apenas 22 dias até sua morte precoce com 36 anos de idade.

Além do câncer, o Benzeno é capaz de provocar alucinações, taquicardia, depressão e intoxicações crônicas como gastrite, náuseas e outros.

Acessos: 2320

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

Horário de atendimento:
7h45 às 11h30
13h15 às 17h30

(46) 3552 - 1321