Capanema recolhe 10 toneladas de lixo eletrônico

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Sexta, 14 Julho 2017

No sábado (08), encerrando a semana de recolhimento, várias atividades foram realizadas

A Administração Municipal de Capanema, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, preocupada com a preservação ambiental e a destinação correta de materiais eletrônicos, promoveu na primeira semana de julho a campanha de recolhimento de lixo eletrônico.

Com ponto de recebimento na Praça dos Pioneiros e concurso entre escolas, premiando as que mais coletassem esse tipo de material, foi atingida a incrível marca de mais de 10 toneladas, sendo mais de 8,5 toneladas somente nas escolas participantes.

Com a popularização e diversificação dos equipamentos eletrônicos, cresce exponencialmente a quantidade desse tipo de materiais que são descartados por não funcionarem mais, ou simplesmente por estarem obsoletos. O Brasil tem um dos maiores índices de descarte de lixo eletrônico e esses materiais muitas vezes acabam em lixões, córregos, terrenos baldios e outros locais inapropriados, causando enormes prejuízos a natureza pela alta concentração de metais pesados, materiais tóxicos utilizados na fabricação desses equipamentos.

No sábado à tarde (08), diversas atividades foram promovidas no Parque de Exposições, a principal delas o 1º Campeonato de Arremesso de Celular, que, além de arrecadar celulares já sem uso, tinha como inscrição 1 kg de alimento não perecível ou uma peça de roupa para a campanha do agasalho. Além disso, torneios de Vôlei de Praia e Basquete de Rua tiveram grande participação.

Com regras similares a campeonatos de nível internacional, o arremesso de celular é uma novidade no município e quem participou disse ter gostado da novidade. O destaque, é claro, foi para o campeão masculino que alcançou marca muito próxima do recordista sul-americano, atingida em campeonato realizado em Foz do Iguaçu. Marcio Sonntag arremessou a incríveis 100,6 metros (e o celular não foi mais longe pois a pista terminou e o aparelho colidiu em barreiras físicas do local). O recordista de Foz do Iguaçu atingiu 102,03 metros.

O início do evento teve também palestra sobre o Parque Nacional do Iguaçu e a importância da preservação ambiental para a manutenção da vida no planeta. O Colégio Sesi também esteve presente com demonstração de robótica.

O prefeito Américo Bellé afirmou que “se não realizamos essas coletas de lixo eletrônico, muito disso acaba sendo jogado em terrenos baldios ou na beira de córregos e rios. Percebemos a importância da coleta e a grande contribuição ao meio ambiente que essa atitude traz”.

Raquel Szimanski, secretária de agricultura e meio ambiente, destacou que “percebemos a grande necessidade que pessoas tinham em encontrar uma forma correta de se desfazer desses materiais eletrônicos já inutilizados. Batemos record na arrecadação, superando as 10 toneladas e temos a plena certeza que estamos garantindo uma qualidade de vida melhor aos nossos munícipes”.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO PREMIADAS

Paralelo a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, foi organizado um concurso de coleta destes materiais entre as instituições de ensino do município, premiando com um notebook as duas instituições que mais arrecadassem materiais eletrônicos, proporcional ao número de alunos matriculados.

O CMEI Pingo de Gente, do bairro São José Operário, conquistou a 1ª colocação, coletando 1085 kg, tendo 101 alunos matriculados, média de 10,74 kg por aluno.

Logo atrás e com um total arrecadado muito grande, 3059 kg, mas tendo 297 alunos matriculados, a Escola Municipal Concórdia, do bairro Santa Cruz, ficou na 2ª colocação com a média de 10,29 kg por aluno.

Foram premiadas também mais cinco escolas que ficaram nas colocações seguintes, com prêmios oferecidos pela Cooperativa Sicredi Fronteiras.