Capanema premia alunos vencedores do projeto Sorriso Saudável

Categoria: Educação Publicado: Sexta, 24 Novembro 2017

Na quarta-feira, 22, foi realizado no Auditório da Unidade Central de Saúde de Capanema a entrega da premiação do concurso que abrangeu o projeto Sorriso Saudável. Ao todo, nove crianças foram contempladas com diversos prêmios pelo excelente desempenho nas três categorias: Desenho, Frase e Redação.

Assim como diversas outras atividades que vem sendo desenvolvidas pela Administração Municipal, voltadas à prevenção como forma de melhoria da saúde da população, o programa envolveu todas as escolas da rede municipal de ensino. Capitaneado pelos odontólogos Gustavo e Simone, o projeto falou dos hábitos corretos de alimentação e higienização, voltados a prevenção na saúde bucal.

Foram ao todo mais de 1000 alunos participantes entre as três categorias. Os trabalhos foram corrigidos pelo Instituto Federal do Paraná, campus de Capanema. O professor Jaci Poli coordenou o grupo de correção e destacou que “foi difícil ter de escolher apenas três trabalhos em cada categoria. Foram realmente incríveis as produções das crianças, que demonstraram que quando estimuladas, podem desenvolver um pensamento até superior àquilo que julgávamos possível. Se premiássemos 1000 trabalhos, ainda muita coisa boa deixaria de ser premiada”.

Américo Bellé, prefeito de Capanema, afirmou que “estamos investindo bastante em saúde, muito mais que o exigido, cerca de 70% a mais que a lei nos obriga. Assim, além de mantermos a parte de saúde curativa, com qualidade, estamos fazendo muitos projetos que trabalham a prevenção, o que com o tempo diminuirá a demanda por atendimento nos consultórios médicos e odontológicos”.

Outro programa desenvolvido na parceria entre Secretaria de Saúde e a Educação é o Promuspe, que inicialmente já atende as crianças do CMEI Ivete Kafer, com atenção completa à área de nutrição correta, higiene e cuidados bucais, fonoaudiologia e demais atenções buscando o desenvolvimento correto de todo sistema bucal e fonoaudiólogo.

A premiação dos trabalhos do Sorriso Saudável contou com a participação dos pais e dos professores dos alunos premiados, também com homenagem a estes pela dedicação às crianças, o que já começa a dar frutos.

Dentre os prêmios oferecidos, haviam kits de saúde bucal, kits de material escolar, tablet, notebook e câmera fotográfica aos alunos, além de uma flor a cada professor e um coquetel a todos os presentes.

Alunos premiados categoria Redação:
1º: Otávio Gallas – Escola Rachel de Queiroz
2º: Milena Candioto – Escola Adão José Scherer
3º: Ana Lia Schiminkoski – Escola Concórdia

Alunos premiados categoria Desenho:
1º: Flávio Rodrigo Costa – Escola Barão de Capanema
2º: Yasmin Bianca Scheid – Escola Adão José Scherer
3º: Letícia Menin – Escola Concórdia

Alunos premiados categoria Frase:
1º: Daniel Antonio Carlota Baungartner – Escola Barão de Capanema
2º: Eduardo Gabriel Bildianer – Escola Barão de Capanema
3º: Eloisa Lara Alves – Escola Concórdia

A premiação só pode ser oferecida graças ao patrocínio de: Betel, Sicoob, Micemetal, Copini e Filhos, Supermercado Cibrazen, Supermercado Kraemer, OdontoMedi, Bazar Sila, Jessica Regimund, Casa Mais, Livraria Capanema, Móveis Ferronato, Papelaria Pirâmide, Farmácia Bom Jesus, Loja Stock, Supermercado Luersen, Joares Paes, Studio André Bertogna, Massola Máquinas Agrícolas, Farmácia Santa Cruz, Supermercado Schenckel, Moacir Relojoaria e Ótica, One Store Marisol, Farmácia São Francisco, Nostra Moda Confecções, Gustavo Vettori Schneider, Silvia Bordignon Zuttion e Simone Bersch.