Arquibancada lotada e apresentação de ginástica rítmica na abertura dos JAPs

Categoria: Esporte Publicado: Sexta, 16 Junho 2017

População de toda região prestigiou cerimônia de abertura e primeiro jogo teve vitória da equipe da casa nos pênaltis

Na noite de quinta-feira, 15, foi realizada a cerimônia de abertura da Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná, divisão B, em Capanema. O Ginásio Municipal Arnaldo Busato teve lotação máxima para acompanhar o desfile das delegações, apresentação artística e também a primeira partida valida pela competição.

O prefeito de Capanema, Américo Bellé, enfatizou que “sediar pela primeira vez na história do município os JAPs foi um desafio. Temos menos de 6 meses à frente do executivo e nossa equipe já está demonstrando o comprometimento que teremos com o incentivo ao esporte. Tudo que for investido na prática esportiva é economizado em áreas como saúde e segurança pública”. Ele ainda destacou que “a parceria do Governo do Estado e da SEET são fundamentais para que possamos fortalecer nossos programas esportivos”.

O secretário do esporte e turismo, Douglas Fabrício salientou a importância do evento para o fomento dos municípios. "Os Jogos Oficiais do Estado, neste caso em específico os JAPs, movimentam não somente as quadras, pistas e campos, mas também a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio local. Ou seja, ajudam a fortalecer a economia, geram renda e entretenimento, o que é de fundamental importância para o desenvolvimento dessas regiões", disse Fabrício.

Em mensagem enviada aos participantes, o governador Beto Richa destacou o alto nível dos atletas que disputam os JAPs. "Inclusive, vários deles são contratados por clubes e agremiações esportivas. Alguns de nossos atletas, por exemplo, participaram dos Jogos Olímpicos-2016, no Rio de Janeiro", disse. "Isto tudo muito nos orgulha, demonstrando a importância deste evento para os paranaenses, confirmando a amplitude que os Jogos Abertos do Paraná acumularam ao longo de seis décadas", concluiu o governador.

A secretária de educação, cultura e esporte de Capanema, Zaida Parabocz, afirmou que “todo esforço está sendo realizado para que possamos receber bem os visitantes. É importante essa integração entre municípios, estamos sempre abertos a recebê-los e demonstrar que Capanema acolhe bem a todos”.

A chama olímpica foi carregada por 5 atletas do município, Bruno Lageman, Rosemeri Pilatti, Wanderley Wasmuth, Fernanda Hemann e Douglas David, que já representaram o município em várias competições e estarão disputando a Fase Regional dos JAPs.

O juramento do atleta foi conduzido pela atleta Fernanda Andreia Hemann, que foi profissional de Futebol, defendeu por anos a Seleção Brasileira de Futebol e por equipes como Internacional de Porto Alegre, Santos Futebol Clube, Foz Cataratas entre outras de expressão nacional e internacional. Fernanda é a única atleta 7 vezes campeã paranaense de futebol.

Após o cerimonial, a apresentação artística foi da seleção cascavelense de ginástica rítmica. Comandadas pela professora Ana Paula, as meninas prenderam a atenção do público presente e foram muito aplaudidas. A equipe possui atletas campeãs paranaenses, brasileiras e sulamericanas.

Com mais de 1100 participantes entre atletas e dirigentes, a competição em Capanema será realizada entre 15 e 18 de junho e 30 de junho a 2 de julho. Planalto e Nova Prata do Iguaçu são parceiras e recebem o Bolão e o Voleibol em Planalto e a Bocha em Nova Prata do Iguaçu.

CAPANEMA VENCE NA ESTREIA

Para dar início às disputas, a equipe da casa do Futsal Masculino entrou em quadra para enfrentar o selecionado de Guaraniaçu.

Quem abriu o placar foram os visitantes, logo aos 2 minutos de jogo, com Tiago Balcevz. No minuto seguinte Jonatas (taxinha) empatou o jogo. Equilibrados e buscando a vitória, as duas equipes movimentavam bem e aos 4 minutos, Leonardo colocou Guaraniaçu novamente em vantagem, que aos 6 minutos voltou à igualdade em gol de Douglas David (bananinha). Para alegria da torcida presente, a equipe da casa conseguiu a virada aos 12 da primeira etapa, em gol de Victor Martinello (Ito).

A partir daí as equipes passaram a se proteger mais, as redes só voltaram a balançar a 8 minutos do término da segunda etapa, com gol de Ernesto, que igualou o placar. Seguindo o regulamento, a disputa foi para as penalidades, com vitória da equipe da casa por 6x5.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, com apoio da Prefeitura de Capanema.