Capanema é campeã de bocha nos Jogos Abertos do Paraná

Categoria: Esporte Publicado: Segunda, 19 Junho 2017

Agora atletas vão disputar a Fase Final da Divisão B em União da Vitória

Superação define a equipe de bocha do município de Capanema. Sem experiência no tipo de solo de competições oficiais e também das regras oficiais, já que em Capanema só existem canchas de areia, apenas duas visitas ao local das disputas serviram para que fosse possível uma adaptação ao peso diferente das bochas e a velocidade da cancha de jogo.

Nova Prata do Iguaçu, distante cerca de 80 quilômetros de Capanema por rodovias, foi ainda o local mais próximo da sede dos jogos com local de competição adequado às regras, mas isso não foi empecilho para que Capanema, cidade sede da Fase Regional dos 60º Jogos Abertos do Paraná pudesse garantir um título inesperado.

Na primeira partida, superou Capitão Leônidas Marques por 2x1, perdendo somente no trio. Na segunda partida da primeira fase, enfrentou a equipe campeã da edição anterior, Ramilândia e, em jogos equilibrados, foi derrotada por 2x1, classificando como 2º colocada do grupo.

Pela outra chave, Corbélia classificou na liderança e Boa Vista da Aparecida com a segunda vaga.

As semi-finais, disputadas na manhã de domingo, tiveram vitória fácil dos boa-vistenses sobre Ramilândia, 2x0 que desobrigou a disputa da partida individual.

Na outra disputa de vaga na final, Corbélia largou na frente, vencendo a partida de trios por 12x03. Mas Capanema buscou a virada, 12x10 nas duplas e 12x05 na individual.

Corbélia garantiu a 3º colocação após derrotar os antigos campeões por 2x0 e enfim, chegou o momento de decidir o título.

Boa Vista da Aparecida também é desprovida de cancha dentro das regras oficiais e chegou com excelente campanha à final e contava, inclusive, com a torcida do prefeito Leonir, que incentivava a equipe e vibrava a cada ponto.

JOGO FINAL

Digno de guardar recordações pelo resto da vida, a partida final foi emoção do começo ao final. Pelos trios, Boa Vista conseguiu abrir boa vantagem no início do jogo, 7x1, o que obrigou o técnico de Capanema realizar duas modificações na equipe. O resultado veio, conseguindo marcar ponto na jogada seguinte (7x2), tendo o direito de sair jogando na sequência escolheu bem o local onde queria pontuar e marcou 5 de 6 bochas possíveis, empatando o placar. Abalada, Boa Vista não encontrou o jogo e na jogada seguinte, mais 5 pontos, dando a vitória à Capanema numa virada histórica. O trio capanemense não havia vencido nenhuma partida na competição.

Pelas duplas o jogo foi equilibrado do começo ao fim. os boa-vistenses não erraram nenhuma rafada sequer e garantiram a vitória sobro a dupla que, antes do jogo, estava invicta.

Restou para os atletas Auri (Capanema) e Laércio (Boa Vista da Aparecida) a missão de decidir o título e a vaga na Fase Final B. Após um excelente começo de jogo de Laércio, que conseguiu abrir 6x3 no placar, Auri conseguiu se reencontrar no jogo, conseguiu realizar uma jogada de 4 pontos, outra de 3 e no final garantiu a vitória por 12x7.

O técnico da equipe, Leandro Schuck, garante que "o título foi conquistado pela humildade de nossa equipe, que veio só para participar, interagir e agora os azarões ficaram campeões", festejou. O atleta Paulo de Souza, lembrou que "viramos uma família nesses dias em que nos reunimos, a maioria de nós nem joga juntos, nas mesmas canchas, mas nossa união e o apoio que recebemos do poder público e principalmente da torcida, que não parava de mandar mensagens de apoio, foi fundamental para que nos mantivéssemos determinados a fazer nosso melhor".

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, com apoio da Prefeitura de Capanema.