Setor empresarial de Capanema ganha reforços importantes para fomentar o desenvolvimento

Categoria: Indústria e Comércio Publicado: Domingo, 28 Mai 2017

Cursos profissionalizantes já iniciaram e preparam mão-de-obra para o mercado de trabalho

Na última sexta-feira, 26, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Administração Municipal de Capanema iniciou suas atividades em um espaço próprio e exclusivo.

Desde a criação da secretaria, em nenhuma gestão a Indústria, Comércio e Turismo tiveram um local exclusivo para atendimento à população e empresários. Agora, a expetativa é de poder expandir os atendimentos a estes setores.

Desde a criação da Secretaria no município, há 20 anos, é a primeira vez que o setor ganha um espaço dedicado exclusivamente para atender a população, proporcionando desta forma mais atenção ao setor empresarial e aproximando a administração dos empresários.

Já a Escola de Ofícios, que foi criada na gestão do atual vice-prefeito Milton Kafer, havia sido desativada, mas agora retorna com força total na capacitação da população, proporcionando mais oportunidades de trabalho.

A Escola de Ofícios é um importante serviço prestado pela Prefeitura e que atende diretamente a dois públicos: o cidadão que recebe cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e também o empresário, que pode contar com mão de obra qualificada.

“Precisamos agir pensando nas pessoas, ajudando e oferecendo condições para que elas se qualifiquem e tenham acesso ao mercado de trabalho. Na gestão do Milton, quando a Escola de Ofícios funcionava, foram mais de 2200 pessoas formadas em mais de 140 turmas dos cursos profissionalizantes oferecidos. Muitas destas pessoas conquistaram seus empregos por conta destes treinamentos. Infelizmente tinha parado, mas era um compromisso meu com o povo capanemense”, destacou o prefeito Américo Bellé.

Durante o funcionamento da Escola de Ofícios, foram aproximadamente 1200 participantes e 60 turmas de Costura Industrial e mais 1000 participantes aproximadamente em cerca de 80 outros cursos, como: Eletrônica, Empilhadeira, Trator, Retroescavadeira, Torno, Solda, Mecânica, Gastronomia, entre outros.

A Escola de Ofícios já está realizando curso de Manutenção de Máquinas Industriais e, no dia 1º de junho, iniciam duas turmas do curso de Costura Industrial. Os interessados devem procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo que agora funciona no mesmo local da Escola de Ofícios.