Campanha Maio Amarelo realizou simulado em Capanema

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 29 Mai 2017

Ação marcou o Dia Estadual de Prevenção a Acidentes de Trânsito (27 de maio) e serviu para demostrar novos equipamentos adquiridos com recursos de projeto da Justiça Federal.

A prevenção de acidentes no trânsito foi intensamente discutida ao longo do mês na Campanha Maio Amarelo, e para acentuar ainda mais a importância do tema o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão, com apoio de vários órgãos e entidades realizou um simulado de acidente com múltiplas vítimas.

A ação ocorreu em em Capanema, às 09h30m na Avenida Brasil, em frente a Prefeitura Municipal. O evento também foi realizado em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Além do objetivo principal de sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos sobre os perigos do trânsito, nesta oportunidade o 3º SGBI utilizou os novos equipamentos viabilizados através do projeto de destinação de recursos do pagamento de prestações pecuniárias, da 1ª Vara da Justiça Federal de Francisco Beltrão.

Foram adquiridos protetores de Air-Bag, almofadas pneumáticas, estabilizador universal, suporte para cilindro expansor e cortador manual de vidros. O investimento passou de R$ 83 mil reais e beneficiará toda a população dos 27 municípios que fazem parte da área de abrangência do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão.

Antes da simulação, foi realizado cerimonial de recebimento dos novos equipamentos de estabilização e desencarceramento. Estiveram presentes, além do comando e do batalhão do Corpo de Bombeiros, representantes do Detran, Instituto Federal do Paraná, Igreja Católica e Administração Municipal.

O prefeito Américo Bellé destacou que “esses heróis precisam ser valorizados. Já fazem muito pela nossa sociedade, as vezes com o mínimo de equipamentos. Agora, poderão prestar atendimentos com ainda mais qualidade e, principalmente, segurança às vítimas e aos próprios socorristas. A Administração Municipal não medirá esforços para dar condições cada vez melhores de trabalho ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil no município”.

O 1º Sargento do Corpo de Bombeiros e Comandante do Batalhão de Capanema, Antônio Jaime Sott, enfatizou que “mesmo sendo uma região de municípios pequenos, atendemos muitas ocorrências de trânsito. Esses novos equipamentos possibilitarão agilizar o atendimento e reduzir os riscos. A melhor forma de evitar acidentes ainda é a prevenção e conscientização”.

Após o cerimonial, grande público acompanhou a demonstração de atendimento e salvamento. Na sequência, foi realizada blitz educativa com distribuição de cartilhas e orientações aos motoristas.