Secretaria Municipal de Saúde de Capanema promove o curso Caminhos do Cuidado

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 07 Abril 2015

O objetivo do treinamento é melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema realizou na terça-feira, 07, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde a primeira etapa do curso Caminhos do Cuidado, que forma e capacita profissionais em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas.

O objetivo do treinamento é melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

O curso está sendo promovido na Secretaria Municipal de Saúde e tem uma carga horária de 60 horas, entre aulas teóricas e práticas, com observações de campo, e é ministrado pelas enfermeiras tutoras Aline Caetano e Grazieli Giacobo Nodari .

A capacitação é voltada para profissionais como agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem pertencentes às equipes das estratégias de saúde da família do município.

Esta abordagem de formação em Saúde Mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado. Além disso, o curso qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas, respeitando as especificidades do território de saúde. Este acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusões.

Para o secretário de Saúde Geancarlo Denardin, este curso é fundamental para capacitar a rede de atenção básica na estruturação da política de atenção aos dependentes químicos, ”Este curso faz parte da nossa política de educação e capacitação permanente dos servidores. Fizemos o cadastramento do projeto junto ao Ministério da Saúde, para que fosse trazida esta formação para nossos profissionais. Eles estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e práticas para o atendimento aos usuários de drogas, buscando sempre a redução de danos”, destacou.

Acessos: 1369

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

Horário de atendimento:
7h45 às 11h30
13h15 às 17h30

(46) 3552 - 1321