Audiência Pública em Capanema discute viabilidade de construção de Hospital Regional

Categoria: Administração Publicado: Sexta, 03 Novembro 2017

Cinco municípios da região estão trabalhando nesse projeto

Na noite de quinta-feira, 26, foi realizada na Casa da Cultura em Capanema a Audiência Pública que tratou sobre a viabilidade de construção de um pequeno Hospital Regional, que atenderia os municípios de Capanema, Planalto, Realeza, Pérola D’Oeste e Bela Vista da Caroba.

Com uma população somada que supera os 60 mil habitantes, o estudo feito pelo Sebrae resulta como possível a manutenção da casa de saúde por meio de consórcio entre os municípios citados.

Elenca ainda a economia de recursos públicos, tanto nos deslocamentos hoje realizados para procedimentos de baixa e média complexidade, em centros como Francisco Beltrão, Cascavel e Região Metropolitana de Curitiba, como também nos repasses que os municípios realizam para instituições realizarem o pronto-atendimento de urgência e emergência.

Milton Kafer, vice-prefeito de Capanema, enfatizou que “pode não ser essa a solução dos nossos problemas, mas é certo que algo precisa ser feito. Não podemos mais continuar atendendo nossa população desta forma”.

Américo Bellé, prefeito de Capanema, falou sobre a importância de “acabar com os bairrismos. É preciso que todos cedam em algum ponto para que juntos cheguemos a uma solução conjunta”.

Apesar do assunto de extrema relevância, o pouco interesse da população em participar desses debates é preocupante. A audiência de Capanema teve pouco mais de 70 participantes, e foi a maior das realizadas até agora. “Todos vão precisar de hospital, seja mais cedo ou mais tarde. Muitos cobram atitudes do poder público, mas é decepcionante ver que ninguém se preocupa em participar do processo de decisão. Cobrar é fácil, mas para ajudar apontar soluções o povo não vem”.

Mesmo assim, todos os presentes que manifestaram seu voto, concordaram em dar andamento aos estudos. Estiveram presentes representantes dos deputados federais Assis do Couto e Toninho Wandscheer, que também manifestaram apoio através de emendar parlamentares para construção do Hospital Regional.