Administração Municipal cria Programa Caminhos da Produção

Categoria: Agricultura Publicado: Sexta, 19 Mai 2017

Projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para leitura e votação

Cumprindo mais um compromisso de campanha, a atual Administração Municipal de Capanema elaborou o Programa Caminhos da Produção, que vai subsidiar horas-máquina aos produtores rurais do município.

O projeto de lei número 13 foi protocolado nesta quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores e aguarda que seja colocado em leitura, discussão e votação por parte da presidência do poder legislativo.

O objetivo do programa é possibilitar aos agricultores, melhorias nas condições de trabalho e/ou aumento de produção, agregando mais renda às famílias.

Serão 4 horas de trabalho 100% subsidiadas (gratuitas) para serviços de conservação do solo, drenagem, construção de bebedouros, projeto agroindustrial, escavação para esterqueiras, escavação para silagem, abertura de fossa, enleiramento de pedra e cascalhamento.

Para serviços de pré-ordenha serão também 4 horas com 100% de subsídio, podendo ser deferidas mais 6 horas com 50% de subsídio.

Além disso, o programa prevê até 100 horas com subsídio total para terraplanagem para construção de pocilga, aviário, chiqueirão e de moradia rural. Para o serviço de irrigação para pastagem serão até 10 horas.

Destinado a impulsionar o desenvolvimento das atividades agropecuárias, o Programa Caminhos da Produção “vai atender as necessidades do nosso homem do campo, que precisa de um apoio por parte da prefeitura, para que consiga melhorar suas condições de trabalho”, como destacou o prefeito Américo Bellé.

Raquel Szimanski, secretária de agricultura, enfatizou que “é necessário que os vereadores estejam sensibilizados da necessidade da implantação do programa. Já conversamos com eles e esperamos que seja dada agilidade nos trâmites para que possamos atender o quanto antes o nosso agricultor”.

A previsão é de que o projeto vá à leitura na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 22.