Prefeitura de Capanema investe quase R$ 1 milhão em Saúde e Educação para o bairro São José Operário

Categoria: Economia Publicado: Segunda, 15 Janeiro 2018

Obras de construção e ampliação visam atender mais e melhor a população

O ano de 2018 começa com importantes conquistas para a população do bairro São José Operário e comunidades próximas, afinal, muito mais gente poderá ser atendida através das novas instalações, tanto na saúde quanto na educação.

Somadas, as obras totalizam mais de R$ 825 mil em investimentos, sendo R$ 685 mil por parte do Governo do Estado e o restante custeado com recursos próprios, conseguidos através da economia que a Administração Municipal vem realizando. Além disso, com as aquisições de novos equipamentos, o total investido no bairro aproxima-se de R$ 1 milhão.

“Temos um compromisso de atender bem nosso povo. Mesmo em um cenário de dificuldades financeiras, com uma gestão responsável e medidas de austeridade, estamos conseguindo economizar para poder seguir oferecendo mais serviços e melhor atendimento para nossa população”, afirmou Américo Bellé, prefeito de Capanema.

Saúde

A Unidade Básica de Saúde está migrando para o novo prédio, que está sendo concluído neste mês de janeiro. A obra, custeada pelo Governo do Estado, com contrapartida do município, foi começada há 22 meses e esteve paralisada por algum tempo por falta do repasse de recursos.

O projeto segue um padrão da Secretaria de Estado da Saúde. Além do investimento direto na contratação da construtora, o município está realizando toda a acessibilidade e urbanização do local, demandando maquinário e mão-de-obra para conclusão da obra.

“Esse prédio estava com as obras inacabadas e paralisadas. Finalizamos as obras e estamos realizando a parte de urbanização e adequação do terreno e dos acessos. Felizmente vamos poder entregar para a população uma obra pronta e acessível a todos”, destacou Paulo Orso, secretário de Planejamento e Projetos.

A mudança do prédio antigo para o novo está sendo realizada e, além dos equipamentos já disponíveis, serão R$ 115 mil em novos equipamentos, repassados pelo Governo do Estado.

Além disso, será instalada no local, uma Academia de Saúde, com diversos equipamentos que possibilitarão a prática de exercícios físicos, resultando numa qualidade de vida melhor àqueles que utilizarem o espaço.

“No mês de fevereiro estaremos inaugurando esse novo espaço, mais amplo e cômodo para atender nossa população. Com mais espaço, poderemos oferecer mais serviços e proporcionar mais e melhores atendimentos”, aponto Jonas Welter, secretário de Saúde.

Educação

Outro avanço importante será no aumento das vagas de creche, no CMEI Cantinho Dourado, que atualmente atende a cerca de 110 crianças de 0 a 4 anos.

Pensando na melhor gestão dos recursos e das infraestruturas públicas, o município fará uso do antigo prédio utilizado pela saúde, que será reformado e ampliado, além de ser realizada a integração com a estrutura do atual prédio do CMEI, oferecendo mais de 75 novas vagas, além de espaços mais confortáveis para bem cuidar dos pequenos.

“Recebemos uma demanda enorme por vagas quando assumimos, eram quase 200 na fila de espera. Criamos mais de 70 vagas com pequenas melhorias e ampliações nos CMEIs, mas ainda há uma demanda muito grande. Acreditamos que em 2018 vamos praticamente zerar essa fila e poder disponibilizar educação de qualidade a essas crianças”, comemorou Zaida Parabocz, secretária de Educação, Cultura e Esporte.

A obra terá um investimento direto de mais de R$ 141 mil, com ampliações de refeitório, cozinha, salas de aula e integração e adequação com o antigo prédio da saúde. Perfazendo praticamente 400 m² a mais de infraestrutura disponível para receber nossas crianças.