SICAF

O Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF é um sistema desenvolvido em plataforma web, COMPLETAMENTE GRATUITO, sendo acessado pelo endereço www.comprasgovernamentais.gov.br (COMPRASNET), através do link: SICAF, o qual viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG, possibilitando as empresas de participarem dos processos licitatórios na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO realizadas no Município de Capanema, e em todos os demais órgão/entidade integrante do SISG, em todo o Território Nacional.

 

ONDE E COMO SE CADASTRAR

Os fornecedores já cadastrados no SICAF e os que desejam se cadastrar, a partir do dia 25/06/2018, deverão se preparar para as mudanças nas regras de funcionamento do sistema.

Para acessar o sistema, será necessário o cadastro no Portal Brasil Cidadão e a utilização de certificado digital válido (e-CPF, padrão ICP-Brasil).

Caso não saiba quem é a atual pessoa física (CPF) responsável pelo cadastro da empresa (CNPJ) no SICAF, o fornecedor pode obter essa informação logando no sicaf (consulta cadastro – nível I) ou na unidade cadastradora (UASG) vinculada ao seu cadastro atualmente ou pela Central de Atendimento ao Usuário (0800 978 9001​). Fornecedores do tipo “pessoa física” são responsáveis por seu cadastro no SICAF.

Para saber se seu CPF consta como responsável ou sócio de CNPJ, o usuário deverá consultar a informação junto à Receita Federal do Brasil.

Em caso de dúvidas relacionadas ao SICAF, ligue para 0800 978 9001 ou acesse o link: http://portaldeservicos.planejamento.gov.br

Assista aos vídeos do SICAF:

Perguntas e Respostas

Principais perguntas e respostas:

01) Quem deve possuir o certificado digital?
Qualquer sócio (conforme os dados obtidos da Receita Federal) ou o Responsável pelo cadastro no SICAF (atual CPF cadastrado no SICAF) ou o Responsável pela Pessoa Jurídica na Receita Federal do CNPJ informado.

02) Quem pode alterar/acessar o cadastro do fornecedor?
Somente o CPF responsável pelo cadastro do SICAF (A) poderá acessar/alterar o cadastro do fornecedor (incluir informações e arquivos). No caso de Fornecedor Pessoa Física, o próprio usuário logado é o responsável pelo Cadastro no SICAF, não sendo possível a alteração deste CPF. No caso de Fornecedor Pessoa Jurídica, qualquer um dos seguintes usuários (CPFs) poderá alterar o responsável pelo cadastro:

(B) – qualquer sócio pessoa física (conforme dados obtidos da Receita Federal); e

(C) – responsável pela PJ na Receita Federal (CPF vinculado a CNPJ).

Atenção! “B” ou “C” poderão indicar qualquer CPF para assumir a função de “A”. Contudo, “A” somente pode delegar sua função para “B” ou “C”.

03) Qual o tipo de certificado digital exigido para o SICAF?
O SICAF aceita, por enquanto, certificados do tipo A (assinatura de documentos e transações eletrônicas), padrão ICP-BRASIL, e-CPF. Caso o usuário ainda não dispoonha de certificado, a Autoridade Certificadora (AC) informará o usuário sobre os equipamentos necessários e procedimentos de instalação do token/cartão e atualização dos navegadores, se for o caso.

04) Como será o acesso?
A autenticação será feita pelo Portal Brasil Cidadão, para usuários fornecedores e não mudará para usuários do governo (perfil cadastrado no senha-rede).

05) O que é o Portal Brasil Cidadão?
A Plataforma de Autenticação do Governo Federal. É um mecanismo de acesso digital único do usuário aos serviços públicos. Por meio de um barramento de autenticação que padroniza o acesso a vários serviços e sistemas independentemente do órgão, a solução garante a identificação única de cada cidadão que acessa os serviços digitais do Governo Federal, eliminando a necessidade de cada órgão criar seu próprio instrumento de acesso.

06) Por que devo ter certificado digital?
É uma premissa do novo sistema para que se mantenha a segurança das informações confidenciais e sigilosas dos fornecedores.

Além disso, o uso do certificado digital apresenta os seguintes benefícios: redução de despesas com deslocamentos, cópias e autenticações, mobilidade, autenticidade, validade jurídica, integridade, confiabilidade e não-repúdio, entre outras.

07) Onde encontro informações sobre o certificado digital (o que é, onde comprar, como funciona etc.)?
No endereço http://www.iti.gov.br/certificado-digital.

08) A senha de acesso ao Portal de Compras Governamentais é a mesma do SICAF (para o fornecedor)?
Não, a senha do SICAF é atribuída ao e-mail indicado no registro do CPF do responsável pelos dados cadastrais da empresa. Caso ainda não possua cadastro/login no ComprasNet, a senha pode ser obtida clicando aqui.

 

Locais que fazem Certificado Digital

Associação Comercial Empresarial de Francisco Beltrão – ACEFB. Telefone: (46) 3905-1460.
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná – SESCAP-PR. Telefone: (46) 3527-1940
Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão – SINCOBEL. Telefone (46) 3523-3047
ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Capanema - Av. Espírito Santo, 1053 - Centro, Capanema - PR, 85760-000 - Telefone: (46) 3552-1786

 

Informações complementares

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080 - Centro

Capanema-PR - 85760-000

(46) 3552-1321

Segunda-feira à sexta-feira das 07h45 ao 11h30 e das 13h15 as 17h30

Com Rosélia Kriger Becker Pagani

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

Horário de atendimento:
7h45 às 11h30
13h15 às 17h30

(46) 3552 - 1321