Agroindústrias se preparam para a 20ª Feira do Melado

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 10 Agosto 2018

Produção em alta busca atender grande demanda do evento.
Tradicional e com grande número de visitantes, a Feira do Melado ainda mantém como grande atrativo a comercialização dos produtos derivados da cana-de-açúcar, razão da criação do evento.

Entre os dias 15 e 19 de agosto, cerca de 100.000 visitantes são esperados no parque de exposições Armandio Guerra, em Capanema e, grande parte dessas pessoas já tem um objetivo definido: Adquirir melado e outros produtos da agroindústria.
Pensando nisso, os produtores de Capanema estão agora com sua atenção completamente voltada a atender toda essa demanda, principalmente de melado, melaço, açúcar mascavo, cachaça e outros produtos. Muitas dessas agroindústrias têm produção e mercado o ano todo, o que faz com que nesse período o trabalho seja dobrado para conseguir atender ao evento.
Na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito de Capanema, Américo Bellé visitou duas dessas agroindústrias para acompanhar um pouco da produção e também entender as expectativas dos produtores.
Tanto na família Haas, quanto na agroindústria Manguaba, serão 1500 kg de produtos, aproximadamente, destinados para comercialização na Feira do Melado. A Família Haas ainda terá outro stand com cachaça e licores. “temos uma boa venda já durante o ano. Boa parte disso foram de contatos feitos a partir da feira e sempre intensificamos a produção para poder comercializar um bom produto durante o evento”, afirma Gilberto Haas.
Já Edio Morgenstern, da Manguaba, destaca o diferencial dos produtos de Capanema, para ele “essa coloração e sabor que conseguimos nos nossos produtos aqui, não é encontrada em outros locais, tem gente que vem de outros estados até aqui pois ninguém consegue chegar num produto como esse aqui de Capanema”.
O melado batido de Capanema, com uma coloração diferenciada da maioria dos demais produzidos no restante do país, é resultado de vários fatores, como tipo de solo, de cana, bioclima, dentre outros fatores. O município segue um trabalho de anos anteriores em busca da Identificação Geográfica do produto o que garantiria ainda maior mercado e valorização dos produtos.
A feira do melado tem entrada franca para toda a área de exposições e, durante os cinco dias de evento, alça Capanema a uma posição de destaque, sendo este, o maior evento entre todos os municípios próximos.