Autoridades participam de ato de inauguração da nova sede da 4ª Cia da Polícia Militar

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 13 Novembro 2019

A 4ª Companhia da Polícia Militar, em Capanema, na região Sudoeste do Paraná, ganhou uma nova sede, mais moderna e ampla, com estrutura adequada para atender a população de cinco cidades da região Sudoeste. Além de Capanema, Planalto, Realeza, Pérola do Oeste e Santa Izabel do Oeste, conjunto de cidades próximo à fronteira com a Argentina, também serão assistidas pela Companhia. A inauguração foi nesta quarta-feira (13).

Com a elevação do pelotão de Capanema para a condição de Companhia, houve a necessidade de expandir a base da PM na cidade para ampliar o atendimento à população e abrigar o efetivo, viaturas e equipamentos necessários.

A mudança ocorreu após acordo que envolveu também a prefeitura do município, o Banco do Brasil e o Consórcio do Baixo Iguaçu, responsável pela usina hidrelétrica que se instalou no trecho final do Rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques.

O terreno de 15.500 metros quadrados, onde funcionava a antiga sede campestre do Banco do Brasil, foi desapropriado pela prefeitura. Como parte das condições para a instalação na região, a usina ficou responsável por erguer a estrutura física do prédio principal, de 267 metros quadrados.

O novo imóvel conta com mais espaço para abrigar o efetivo, composto por 62 policiais, e os equipamentos necessário. O complexo contempla ainda sala de eventos, vestiário, quadra, campo de futebol e garagem para as viaturas.

Uma grande conquista para a estrutura da Polícia Militar em uma região de fronteira. Agora precisamos reforçar o contingente de policiais" , disse Rômulo Marinho, secretário de Estado da Segurança Pública.

Ele destacou que a questão deve ser solucionada a partir do ano que vem, após a confirmação de concurso público para a contratação de 2.400 soldados para a Polícia Militar. “Vamos investir em equipamentos e pessoas, especialmente nessa área de fronteira", ressaltou.

A medida faz parte de um planejamento do governo estadual que prevê a contratação de cerca de 3.000 novos agentes de segurança, incluindo policiais e bombeiros militares, investigadores, delegados e papiloscopistas para a Polícia Civil, além de agentes de cadeia. “Precisamos de reforço e essa ação do governo vai colaborar muito", disse Américo Belle, prefeito de Capanema.

UNIDADES – A região Sudoeste do Estado conta com unidades da PM para o policiamento ordinário e especializado. O trabalho é feito por dois batalhões de área (21° BPM e 3° BPM), além da atuação constante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

O Governo do Estado está investindo em segurança pública e assim conseguimos dar uma resposta para a sociedade”, explicou o coronel da PM Dorian Cavalheiro, responsável pela região.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockemback; major Edson Roberto Cechinel, comandante do 21º batalhão da PM; o deputado estadual Nelson Luersen e o presidente da Câmara de Capanema, Valdomiro Brizola; além de representantes do Banco do Brasil, da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu e do Poder Judiciário.

 

 

Acessos: 11

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

(46) 3552-1321