Centenas de expositores apostam na Feira do Melado

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 17 Agosto 2018

A abertura foi na quarta-feira e até domingo são esperadas 100 mil pessoas.

Quarta-feira, às 19h, começou a 20ª edição da Feira do Melado, no Parque de Exposições, em Capanema. A feira, que tem entrada gratuita, envolve diversas agroindústrias do município, principalmente os produtores de derivados da cana de açúcar, e vai além, com a comercialização de salame e embutidos, queijos, panificação, frutas orgânicas, conservas, doces e geleias, cachaças e licores. A área da agricultura é voltada às novidades do mercado em biotecnologia, maquinários e extensão rural. A indústria e comércio de Capanema e região também vem forte com exposição de diversos segmentos.
A solenidade de abertura foi seguida de queima de fogos e abertura dos pavilhões. Segundo o prefeito de Capanema, Américo Bellé (PDT), centenas de pessoas expõem seus produtos no evento. “A nossa 20ª Feira do Melado tem mais de 300 pessoas dentro da área comercial, industrial e agrícola. O nosso diferencial é que domingo teremos um leilão de gado de corte e gado de leite. Teremos também passeio com tirolesa, um passeio turístico através do macuco, no Rio Silva, na Ilha do Sol, Ilha do Cavalo e Ilha da Taquara. Então vamos ter muitas atrações diferentes nessa 20ª feira”.
Milhares de pessoas estiveram no parque de exposições nos dois primeiros dias do eventos. Além da exposição, há palestras na área agrícola e cursos de panificação, os shows com Maiara e Maraísa na quarta-feira, e Pedro Paulo e Alex ontem. A organização espera 100 mil pessoas até domingo, 19. “Nós fizemos um grande trabalho no município de Capanema, reunimos muitos esforços, tanto por parte dos patrocinadores oficiais como pelos expositores, toda a comissão está de parabéns pela forma que conduziu a organização do evento”, comenta o coordenador da feira, Gilmar Gobatto.
Gilmar comenta que a procura por espaços nos estandes internos e externos foi maior que o esperado e o desafio foi acomodar todas as empresas e produtores no parque de exposições, o que consolida a Feira do Melado como uma das maiores do Sudoeste. “Conseguimos construir uma Feira onde abrangemos vários segmentos econômicos do município. Temos os agricultores que são a raiz e o berço da Feira do Melado, temos a indústria, o comércio e as máquinas agrícolas que esse ano veio com muita força, preencheu todos os espaços que nós tínhamos. Isso mostra a credibilidade e a força que a feira tem perante os expositores; o pessoal acredita nela”.

Atrações diversificadas
Hoje, às 9h30, tem o primeiro evento do dia com a palestra sobre os desafios da agricultura familiar e tendências de mercado, ministrada por Vanderlei Ziger. Às 10h15, Renato Lazinski apresenta o workshop sobre as perspectivas climáticas e, às 11h, tem palestra sobre a composição do leite e controle leiteiro como ferramenta nutricional com Ricardo Rocha. Às 13h30 e 18h30 tem curso de elaboração de bolachas e biscoitos. Às 15h julgamento de animais das raças Holandesa e Jersey e, às 18h, torneio leiteiro. Amanhã tem curso de bolachas às 13h30 e torneio leiteiro às 18h. Domingo, às 7h30, acontece a final do torneio leiteiro, às 15h, leilão de gado e shows gospel.
A entrada do parque é gratuita para visitação, exceto a área de shows que foi terceirizada pela organização. “Nós temos os shows em um espaço terceirizado para a gente não ter problemas com as cobranças de ingresso. Então as pessoas que vêm visitar, comprar os produtos derivados da cana, todos os produtos da agroindústria não precisam pagar o ingresso pra entrar”, disse Gilmar.
Hoje, tem show com Fernando e Sorocaba. Ainda há praça de alimentação, parque de diversões, trilha ecológica, turismo ecológico no interior, e a tenda cultural às 20h, com a apresentação de artistas locais na música, dança, teatro e arte circense. O evento é uma realização da Prefeitura de Capanema e Associação Empresarial.