Avenida Rio Grande do Sul receberá melhorias

Categoria: Viação de Obras Publicado: Quinta, 08 Fevereiro 2018

Obra ficou parada devido problemas na execução da modernização dos passeios

Nesta quarta-feira, 07, a equipe do Departamento de Planejamento iniciou a retirada de blocos do canteiro central da avenida Rio Grande do Sul, iniciando próximo ao Ginásio de Esportes, até o final da avenida em frente a Diplomata.

A obra, executada com recursos do Ministério das Cidades, teve o repasse da verba realizado ainda em 2014. Durante a realização das obras, diversas inconformidades levaram à paralização da execução dos serviços ainda em 2016.

Após um longo processo administrativo realizado no ano passado, o Município, enfim, conseguiu separar as questões jurídicas das questões técnicas, ou seja, o processo continua no Ministério Público apurando responsabilidades e desconformidades que aconteceram na obra e paralelo a esse processo o município conseguiu, através da Caixa, liberação para a retomada da obra.

Sendo assim, foi iniciada a remoção dos pavers do local, os quais, segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Rubens Souza, a empresa não apresentou laudo que comprove a qualidade e resistência dos mesmos, uma vez que também por esse motivo não foi pago a empresa. Após a retirada dos pavers, será feito novo nivelamento do terreno e será apresentado novamente o projeto para aprovação da Caixa.

Paulo Orso, secretário de Planejamento e Projetos, enaltece que “foi um longo processo burocrático que enfrentamos desde ano passado, quando assumimos. Essa obra, na entrada da cidade, demandou muito trabalho administrativo e jurídico para que agora pudéssemos retomar e fazer algo com qualidade”.

O custo da obra é superior a R$ 266 mil, sendo R$ 245 mil obtidos através de repasse do Governo Federal. Parte da obra foi paga à empresa em 2016. No início de 2017 os pagamentos restantes foram bloqueados a pedido da prefeitura e o processo administrativo aberto.

É importante salientar que, além de grandes prejuízos, principalmente aos moradores daquela região, devido ser uma obra do ano de 2014, o município terá que arcar com uma contrapartida maior que o previsto inicialmente.

Acessos: 2000