Reunião de prestação de contas do Programa SUSCOM+

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 17 Setembro 2018

Evento apresentou ações tomadas pelo município de acordo com solicitações da população
Na manhã desta terça-feira, 11, foi realizada no auditório do Centro Municipal de Saúde, a segunda reunião comunitária do programa SUSCOM+, idealizado pelo Ministério Público do Paraná.

Com a presença do desembargador Marco Antônio, dos promotores de Capanema e Santo Antônio do Sudoeste, lideranças políticas e de toda a comunidade, o objetivo da segunda reunião foi prestar contas do andamento de tudo que foi solicitado na primeira reunião, realizada dia 28 de março.
Capanema faz parte dos primeiros 5 municípios do estado a serem integrados neste programa, que é promovido pelo MPPR objetivando melhorias no atendimento público de saúde dos municípios do Paraná, firmando compromissos e obrigações por parte da administração pública.
Para Capanema, as prioridades definidas na primeira reunião comunitária foram a implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e também a descentralização dos atendimentos.
Com relação ao CAPS, o município já reimplantou o atendimento e logo após a reunião foi inaugurado, no bairro Santo Expedito, o CAPS I - Vida do Amanhã.
Relacionado a descentralização do atendimento, o compromisso também vem sendo cumprido, com médicos fixos nas localidades do interior e nos bairros, além de diversas capacitações para os profissionais que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, para que prestem todos os atendimentos possíveis e com qualidade, permanecendo a necessidade dos pacientes de dirigir-se à Unidade Central somente para casos de exames ou atendimentos de especialidades, todo o restante podendo ser feito na unidade mais próxima da residência do munícipe.