Capanema Participa da EXPOTURISMO Paraná 2022

Categoria: Turismo Publicado: Sexta, 01 Julho 2022

Em meio aos 399 municípios do Paraná, Capanema é referência de bons produtos e roteiros turísticos encantadores. 

Organizada pela seção paranaense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR), a Expoturismo não acontecia desde 2020 em razão das restrições sanitárias. O evento que inciou na quinta-feira (09/06), reuniu mais de 5 mil profissionais e mais de 300 marcas até sexta-feira (10).

Sebastian Barbosa da Administração Municipal esteve representando Capanema junto ao estande da IGR – Vales do Iguaçu. O qual também representava os 22 munícios desta IGR. Juntamente ao estande esteve o Sr. Rogério SIDRAL - Presidente da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná e Adriano Radaelli - Diretor executivo da agência, diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta e Isabella Tioqueta – Diretora Técnica paraná Turismo.

Nos dois dias de evento passaram pelo estande centenas de profissionais do turismo: condutores, guias, secretários, produtores, hoteleiros, e uma gama extraordinária de outros interessados no desenvolvimento do turismo paranaense. Com destaque para Ana Carla Moura - Coordenadora-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Rafael Andreguetto – Diretor do Patrimônio Natural – IAT, Everton Luiz da Costa Souza – Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Os quais provaram e aprovaram os produtos (Cachaça Matraga, Mel da APIC, Melado Haas e Hudell) de Capanema e tiveram a oportunidade de conhecer melhor os belíssimos passeios da região.

Na oportunidade Capanema também esteve reunida com as Instâncias de Governança Regional, onde foram debatidos os novos passos para o aprimoramento e crescimento do turismo regional, bem como, também esteve no 1º Seminário Nacional do Turismo de Fronteiras com a palestra de Diego Anibal Gimenez– Vice-presidente do LA FRONTERA. Evento este que discutiu aspectos das cidades gêmeas, das políticas públicas e iniciativa privada, ilegalidades, cases e muito mais. O evento foi promovido pela Fecomércio Paraná e Confederação Nacional do Comércio.

“O turismo sempre foi uma prioridade para o governador Ratinho Junior. Tanto que logo no primeiro ano da gestão, em 2019, a televisão educativa foi transformada na TV Paraná Turismo justamente para divulgar, fazer propagandas dos atrativos turísticos do Estado. Por causa disso, passamos a ser mais conhecido em todo o Brasil”, afirmou.

Piana reforçou que paralelamente a administração estadual concentrou forças em dotar o Paraná de infraestrutura, facilitando a locomoção dos visitantes. Citou a reforma e duplicação de rodovias e também a recuperação de aeroportos em diferentes municípios. A renovação dos terminais aéreos, disse ele, permitiu ao Paraná criar o maior programa de aviação regional do País, o Voe Paraná.

“Facilitamos a vida das pessoas para que possam conhecer mais cidades e ficar mais tempo no Estado, gastando do comércio, em restaurantes e hotéis, fazendo a economia girar para ajudar na geração de emprego e renda”, disse o governador em exercício.

“A preocupação do Governo do Estado é estar estruturado para poder alavancar essa atividade tão importante. A resposta que o turismo dá na geração de emprego e renda é muito rápida, por isso acredito que o setor vai se recuperar muito rapidamente. Já notamos que a busca das pessoas aumentou, especialmente por atividades ligadas à natureza”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Ações que começam a surtir efeitos práticos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas cresceram 15,9% no primeiro bimestre deste ano no Paraná na comparação com o mesmo período do ano passado, que ainda registrava os primeiros momentos da vacinação contra a Covid-19 no território nacional.

“Esse megaevento turístico é só o começo de uma longa cadeia que vai gerar milhares de empregos em hotelaria, gastronomia e em roteiros e operações turísticas. Com todas essas medidas, Curitiba está cada vez mais próxima de Foz do Iguaçu”, afirmou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

EVENTO – Foram expostos no evento operadoras de turismo; meios de hospedagem; destinos regionais, nacionais e internacionais; cia marítima; cias aéreas; serviços turísticos; empresas de transfers e transporte de passageiros. O Expo Turismo também é prestigiado pelas entidades ligadas ao setor, como Fecomércio Paraná, Sindetur-PR, Sebrae Paraná e outras.

“O trade turístico estava com saudades de estar reunido para pensar e planejar o setor”, comentou o vice-presidente da Abav-PR, Roberto Bacovis.

PRESENÇAS – Participaram do evento o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente em exercício da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt; os vereadores de Curitiba Alexandre Leprevost, Marcelo Fachinello e Nori Seto; além de lideranças e representantes do setor.

 

 

 

 

 

 

 

Acessos: 334

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

Horário de atendimento:
7h45 às 11h30
13h15 às 17h30

(46) 3552 - 1321