Turismo de Capanema Presente no Fit – Festival das Cataratas

Categoria: Turismo Publicado: Terça, 06 Dezembro 2022

Na última semana, do dia 29 de novembro ao dia 03 de dezembro, Sebastian Barbosa - Diretor de Turismo de Capanema esteve em Foz do Iguaçu participando da Comemoração do Dia da Onça/reunião com o Projeto Onças do Iguaçu e Parque Nacional do Iguaçu (dia 29). E dos dias 30 ao dia 02, o Turismo de Capanema esteve presente no FIT – Festival das Cataratas.

A Paraná Turismo, as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), representantes de destinos turísticos e trade do setor apresentaram, o potencial do Estado e as novas regiões turísticas formadas da região Noroeste. A exposição foi no 17º Festival Internacional das Cataratas (FIT) e Feira de Turismo e Negócios, no Centro de Convenções do Hotel Rafain.

Na oportunidade Capanema pode projetar novas possibilidades turísticas junto ao Parque Nacional do Iguaçu, as quais devem ser estabelecidas com a engenharia do Parque. Na noite do dia 29 também houve o convite para que a atriz Cris Oliveira – Juma da Novela pantanal e atual embaixadora do Projeto Onças do Iguaçu visite Capanema e seus atrativos. Durante o FIT o Departamento de Turismo de Capanema pode representar a IGR – Vales do Iguaçu. E nete evento houve o Lançamento de um projeto inovador no qual Capanema demonstrará seus atrativos através de VR – Realidade Virtual (360º). Juntamente ao VR foi realizada a degustação de produtos como a Cachaça Matraga, Mel e Melado. Além das degustações, apresentação de passeios e atrativos, também ouve a criação de novas receitas. Uma delas em parceria com o Freguesias Oyster Bar de Florianópolis (Ostras frescas servidas com Cachaça Matraga e Melado escorrido). Esta receita foi provada e aprovada por nada menos do que a equipe do Costão do Santinho, um dos maiores empreendimentos turísticos da América Latina. Outra receita foi o Mate do Vivenda do Mate, com especiarias e adoçado com Melado. No Segundo dia de evento o Sr. Prefeito Américo Bellé esteve com o Diretor-presidente Presidente do Paraná Turismo – Irapuan Cortes, lhe presenteando e sendo presenteado.

Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a missão da instituição é voltada à divulgação dos potenciais turísticos do Estado ao trade, operadoras e agentes do setor. “Temos que enaltecer aqui no Paraná os segmentos que temos como destinos, como o turismo religioso, náutico e de aventura, por exemplo”, disse.

Festival – O Festival das Cataratas é um dos maiores eventos do turismo internacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios.

“A FIT Cataratas é uma feira muito importante para o cenário internacional. Tivemos estandes, expositores de várias operadoras, companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, destinos além de outras reuniões importantes para fomentar o turismo no estado do paraná, como a com o país vizinho e a 94ª reunião do Cepatur”, afirmou a diretora de Marketing da Paraná Turismo, Patrícia Gusso.

Turismo Religioso - Membros do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná reuniram-se para dar continuidade às discussões que visam ampliar a exploração das potencialidades do setor em todas as regiões do Estado. O encontro teve como tema central o 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, marcado para março de 2023 em Paranaguá, no litoral paranaense. (Lembrando que Capanema foi inserido no catálogo do turismo religioso neste ano de 2022).

Segundo o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, desde o início dos trabalhos, em 2020, o segmento religioso tem se consolidado como um dos principais focos do Estado. “É muito importante realizarmos este encontro dentro do FIT das Cataratas, que é um evento consolidado, trazendo o segmento do turismo religioso para Foz do Iguaçu, onde vemos comunidades de religião católica, budista e as mesquitas trabalhando juntas”, afirmou.

“Já tivemos quatro fóruns estaduais e estamos com uma grande expectativa para a discussão do turismo religioso no Paraná, a troca de experiências entre os municípios e as diferentes matrizes religiosas, ampliando aquilo que está dando certo e aliando isso ao turismo de aventura, de negócios e principalmente ao turismo rural, gerando emprego e renda para as pessoas”, acrescentou o coordenador do Grupo de Trabalho.

Ao estar presente nos festivais, congressos, fóruns e feiras, o Departamento de Turismo de Capanema vem buscando e implementando a divulgação dos produtos e atrativos Capanemenses, bem como a parceria e cooperação dos órgãos e projetos estaduais, nacionais e internacionais. Com o intuito de fomentar a visitação do município e uma maior venda de seus produtos de altíssima qualidade.

O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.