Administração Municipal de Capanema inicia discussão com a comunidade sobre reestruturação do Cemitério Municipal
Administração Municipal de Capanema inicia discussão com a comunidade sobre reestruturação do Cemitério Municipal
A Administração Municipal de Capanema realizou na Câmara de Vereadores uma reunião que contou com as presenças da prefeita Lindamir Denardin, do vice-prefeito Valter José Steffen, do presidente da Câmara de vereadores Américo Bellé e demais vereadores, além de padres, pastores, proprietários de funerárias e secretários municipais, para dar inicio a discussão de um projeto que prevê a reestruturação do Cemitério Municipal.
Conforme a prefeita Lindamir Denardin o projeto é necessário pois a projeção é de que até dezembro não haverá mais espaço para novos sepultamentos. “Precisamos iniciar com uma certa urgência esta discussão, pois se não tomarmos uma medida até o final do ano não teremos mais espaço em nosso Cemitério e a implantação de um novo Cemitério está fora de questão devido as dificuldades impostas pela legislação ambiental, onde não temos uma área próximo a cidade que seja adequada e pelo fato de um projeto como este levar anos para receber a aprovação dos órgãos ambientais”, ressaltou.
Conforme o engenheiro Vagner Schmoller, especialista na área, contratado para a elaboração do projeto, a ideia é implantar o sistema de gavetário e ossário o que possibilitará a liberação de espaço no atual terreno. “Já nos primeiros levantamentos que realizamos, constatamos que existem muitos túmulos que estão abandonados, que são de pessoas que foram enterradas a quarenta ou cinquenta anos e que não tem mais nenhum familiar residindo no município e que com a remoção desses ossos para o ossário poderemos liberar de início cerca de 40% do espaço”, afirmou
A prefeita Lindamir Denardin ressaltou ainda que a questão é delicada uma vez que mexe com o sentimento das pessoas e que antes de qualquer mudança, além de respeitar a legislação, será realizada uma audiência pública com a comunidade. “Quando falamos desse assunto falamos também do sentimento das pessoas por seus entes queridos que lá estão sepultados, por isso precisamos ter todo o cuidado para que as alterações, que são necessárias, respeitem esta situação e que haja a oportunidade para a sociedade se manifestar, por isso realizaremos uma audiência pública para discussão do projeto”, afirmou.
Além da implantação do sistema de gavetário e ossário o projeto prevê também a construção de muro ao redor do Cemitério.
Com o objetivo de oportunizar a participação da comunidade nesta discussão uma Audiência Pública será realizad no dia 26 de maio, na Casa da Cultura, com inicio as 19h.