Economizará R$ 460 mil com transporte escolar

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 14 Fevereiro 2018

Licitação garantiu diminuição no valor pago pelo serviço que continuará atendendo todas as linhas

A Prefeitura de Capanema tem trabalhado desde o ano passado pensando na economia de recursos através da austeridade na gestão. Tendo em vista o orçamento bastante limitado, diversas medidas de economia são necessárias para manter os serviços básicos à população em funcionamento.

No final do ano passado foi realizado o pregão presencial para contratação de empresas de transporte coletivos para os alunos das escolas do município. Primeiramente, o valor final do certame foi de R$ 1.794.816,54, com linhas em que cada quilômetro rodado chegava a custar R$ 4,72 e a mais barata custando R$ 3,09.

Desta forma e levando em conta algumas diferenças consideráveis com os preços praticados em todos os demais municípios da região, a Procuradoria Municipal deu parecer pelo cancelamento do certame e realização de nova licitação, tendo como preço base os valores pagos nos municípios de tamanho e relevo semelhantes.

Agora em fevereiro foi lançado novo edital e nova concorrência, com participação das mesmas empresas, porém, com o preço máximo ajustado para a realidade regional.

Agora, a linha com preço mais baixo custará R$ 2,19 por quilômetro rodado e a de maior valor custará R$ 3,44 totalizando um valor de R$ 1.334.400,10 em caso de utilização de 100% da quilometragem licitada.

SERVIÇO CAPANEMENSE

Outro fator relevante é que 100% das linhas serão operadas por empresas capanemenses, fazendo com que o dinheiro arrecadado pelo município seja investido e continue circulando no próprio município.

É importante observar que o serviço continuará sendo prestado nas mesmas rotas já existentes e até com mais segurança, pois, neste ano, foi incluída a obrigatoriedade de certificações do Inmetro (revisão mecânica) e seguro em todos os veículos contratados.

A economia conseguida através da medida será de, pelo menos, R$ 460.416,44. Com o valor economizado torna-se viável a distribuição de kits escolares a todos os alunos do pré ao 5º ano, bem como a distribuição de 2 camisetas de uniformes a esses mesmo alunos, diminuindo esse gasto por parte das famílias, o que proporcionará também um incremento no orçamento familiar. O recurso também possibilitou a abertura de mais turmas nas escolas municipais, reformas dos prédios escolares e ampliação do CMEI Cantinho Dourado, no bairro São José Operário.