Capanemenses tem à disposição diversos cursos gratuitos
Só nesta semana foram 4 cursos concluídos
Investir no conhecimento é garantir qualidade de vida. Pensando assim, a Administração Municipal de Capanema tem disponibilizado centenas de cursos a população. Através de parcerias, principalmente com o Sindicato Rural e Senar, os munícipes têm acesso à diversas formações, todas gratuitas.
O prefeito Américo Bellé destaca que “o conhecimento ninguém pode nos tirar. Temos esse compromisso de investir nas pessoas. Queremos levar opções diferenciadas a todas as regiões do município. Estamos garantindo melhor alimentação, desenvolvimento humano e, principalmente, agregando renda ao nosso povo”.
Derivados de Leite
Curso realizado nos dias 24 e 25, no Parque de Exposições, teve como matéria-prima o leite, matéria abundante no município que possui uma das maiores bacias leiteiras do sudoeste, com mais de 100 mil litros/dia.
A instrutora, Leonilde Capitaneo, destaca que “as alunas aprendem a manipulação correta, evitando contaminações e, sem nenhum conservante, em apenas dois dias produzimos 25 produtos diferentes, com a mesma matéria-prima”.
O prefeito Américo Bellé enfatizou que “muitas famílias tiram o leite e fazem, no máximo um queijinho. Agora terão uma diversidade de opções e, principalmente, sem os aditivos químicos das indústrias. Além disso, gera oportunidades de agregar a renda, transformando na propriedade o leite em diversos produtos, possibilitando também a comercialização, mesmo que com vizinhos e amigos”.
As alunas destacaram que muitas vezes o leite é tão presente no cotidiano, as que “jamais sonharam fazer tantas coisas com algo que a gente tem produção em casa mesmo”.
Operação e Manuteção de tratores para mulheres
Foi encerrado também na tarde do dia 25 o curso voltado às agricultoras. Mesmo sujas de graxa, as mulheres comemoraram a experiência e o conhecimento adquirido com esse equipamento que está cada vez mais presente nas propriedades.
Edson Wilmsen, presidente do Sindicato Rural, destacou que “o objetivo não é que a operação e a manutenção do trator passe a ser uma tarefa feminina, mas que estejam mais familiarizadas com essa máquina e possam dar suporte quando houver a necessidade. É algo do dia a dia nas propriedades mas que normalmente só os homens que tem familiaridade nesse trabalho”.
O curso também foi realizado através da parceria com o Sindicato Rural e Senar. Foi ministrado pelo instrutor Edson Zuchi.
Inclusão digital
O meio rural está cada vez mais necessitando do auxílio da tecnologia. E os equipamentos com acesso à internet mais presentes nos lares. Porém, principalmente às gerações com um pouco mais de idade, tem dificuldade em operar computadores e smartphones.
Pensando nisso, foi realizado na comunidade de São Pedro, curso de inclusão digital, possibilitando um domínio mínimo dessas ferramentas, que poderão auxiliar os agricultores nas tarefas cotidianas.
- As vezes, muita gente não consegue nem acessar uma previsão do tempo, para programar seu trabalho na roça. Precisamos fortalecer essas parcerias e dar melhor qualidade de vida ao nosso povo – Destacou Bellé.
O curso foi ministrado por Jose Vescovi, do Senar, em mais uma parceria com o Sindicato Rural.
Apicultura
Desde o início do ano diversas ações vêm sendo tomadas para profissionalizar e fortalecer a apicultura em Capanema.
A secretaria de agricultura buscou firmar convênios que estão possibilitando aos interessados, padronizar e aumentar a produção e também garantir a comercialização do mel e demais produtos das colmeias.
Com isso, muitos agricultores têm procurado conhecer sobre essa atividade. O instrutor do Senar, Luiz Boareto, ministrou curso nesta semana no Parque de Exposições, repassando técnicas de manejo e informações básicas sobre a atividade.
Acessos: 482