Pesquisa de Opinião - Resultado de Resíduos Sólidos
A Prefeitura Municipal de Capanema realizou no mês de novembro de 2024 uma pesquisa de opinião sobre as práticas de separação do lixo no domicílio e coleta seletiva de resíduos.
O objetivo dessa pesquisa é compreender os comportamentos e as percepções da população em relação à gestão de resíduos no município. Os resultados obtidos serão fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de sensibilização e para o aprimoramento das práticas de manejo de resíduos na comunidade, visando promover a sustentabilidade, a melhoria contínua dos serviços prestados, a implementação de políticas públicas eficazes e o fortalecimento do público com a administração.
O questionário foi disponibilizado durante o mês de novembro de 2024 nas redes sociais do Município e no site oficial, por meio da plataforma do Google Forms. No total, 242 pessoas responderam às seguintes perguntas:
1. Por favor, digite o seu CPF
2. Onde você mora?
3. Marque o bairro/distrito que você reside
4. Na sua residência, você separa o lixo reciclável do lixo não reciclável (orgânico ou rejeitos)? Sim ou não?
5. Dos itens a seguir, marque aqueles resíduos que você considera reciclável (você pode escolher mais de uma opção)
6. Você sabe quais dias a coleta de lixo passa na sua residência / distrito?
7. Qual a sua avaliação para a coleta do lixo reciclável no seu local de moradia? (você pode escolher mais de uma opção)
8. Qual a sua avaliação para a coleta de lixo orgânico no seu local de moradia? (você pode escolher mais de uma opção)
9. Você recebeu orientação sobre coleta seletiva nos últimos 3 meses?
10. Se você marcou sim para a pergunta anterior, qual foi o meio de comunicação usado para orientação da coleta seletiva?
11. Quantas pessoas moram na sua residência?
12. Qual seu grau de instrução
13. Deixe uma sugestão
Os Resultados Obtidos foram:
Aproximadamente 1% da população de Capanema respondeu ao questionário. Desse total, 95% da população reside no perímetro urbano, predominantemente no Centro. Desses, 98% dizem realizar a separação do lixo em orgânico e reciclável (analisar gráfico 1, 2 e 3).
Ao solicitar que a população indicasse quais resíduos considera recicláveis, observou-se que uma pequena parte da população ainda descarta resíduos não recicláveis junto aos recicláveis, conforme ilustrado no gráfico abaixo.
Apesar de a compostagem ser considerada a reciclagem dos resíduos orgânicos, o descarte pela população não deve ser realizado em conjunto com o resíduo reciclável, assim como as fraldas, o papel higiênico e as roupas. No que se refere ao vidro temperado, devido às suas características, o mesmo não é considerado material reciclável, causando dúvidas aos munícipes devido a sua nomenclatura (analisar gráfico 4).
Observou-se também que 21,1% da população avaliada não tem conhecimento sobre a frequência da coleta em sua residência. E ao solicitar uma avaliação para a coleta de lixo tanto reciclável quanto orgânico, a principal reclamação foi a de que os coletores não recolhem todo o material descartado, horário inconveniente e a falta de divulgação (analisar gráfico 5 e 6).
Quando questionados sobre o recebimento de orientações da coleta seletiva, 85% dos entrevistados não receberam orientações, sendo que o meio de comunicação mais utilizado para divulgação é o rádio ou a tv (analisar gráfico 7 e 8)
Quanto ao grau de instrução dos entrevistados, 65% diziam ter completado o ensino médio e o ensino superior (analisar gráfico 9)
A última pergunta solicita que os entrevistados encaminhem sugestões. As respostas serão utilizadas para implantação de ações voltadas ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O questionário estará disponível nas redes sociais e no site oficial do município para constante atualização e monitoramento dos serviços ofertados. Sugestões podem ser encaminhadas para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente por meio do telefone (46) 98401-3590.
Acessos: 117