Prefeitura de Capanema investe quase meio milhão para manter exportações na Dip Frangos
Asfaltamento de todo o pátio era exigência do MAPA (Ministério da Agricultura e Abastecimento Agropecuário)
Maior empresa capanemense, a Dip Frangos, emprega atualmente cerca de 1100 funcionários diretos e, juntamente com os aviários instalados no município, é responsável por aproximadamente 50% da arrecadação de ICMS sobre produtos primários no município. Diariamente a empresa realiza o abate de 100 mil aves.
Pensando em garantir o emprego e renda de nossa população, a Prefeitura de Capanema realizou, neste início de 2018, o asfaltamento de toda área de pátio na empresa, cujo terreno é propriedade do município.
No ano passado já foram feitas melhorias, como a pavimentação poliédrica (calçamento) da rua ao lado da empresa, para acesso dos caminhões que trazem as aves para o abate. Agora, foram mais R$ 430 mil para asfaltamento.
Além disso, o município tem investido bastante com terraplanagem e acesso a novos aviários, que serão construídos e que vão ampliar a produção da empresa. Só em Capanema serão produzidas cerca de 11 milhões de aves a mais por ano. A Dip pretende ampliar o abate em 50 mil aves por dia nos próximos anos, chegando a 160 mil frangos abatidos diariamente.
Américo Bellé, prefeito de Capanema, afirmou que “a avicultura é hoje nossa maior fonte de arrecadação e também de empregabilidade. Precisamos dar suporte para que essa atividade, além de se manter, possa crescer ainda mais em nosso município. Quase a metade do ICMS referente a produtos primários em Capanema vem da avicultura, então, o poder público também precisa fazer sua parte e retribuir parte do que vem arrecadando”.
Gerente da unidade de Capanema da Dip Frangos, José Uberti Machado, garante que “se não fossem os esforços e investimentos que a prefeitura realizou teríamos que parar os investimentos e usar parte dos recursos na pavimentação, para evitar a perda da habilitação dos mercados externos (exportação) e provavelmente teríamos que fechar.
Hoje, nossa cadeia integrada tem tido bom faturamento graças às conquistas que estamos obtendo e por conseguirmos manter nossa exportação à lista geral, somados ao nosso SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), o que garante excelência em nossa produção”.
O programa Caminhos da Produção, criado no ano passado, garante até 100 horas/máquina para terraplanagens onde serão construídos novos aviários, dando também subsídio aos avicultores que pretendem fazer novos investimentos e aumentar sua produção, ou iniciar suas atividades no setor.
Acessos: 3628