Secretaria de Agricultura promove palestra para inseminadores

Categoria: Agricultura Publicado: Segunda, 13 Abril 2015

A palestra foi ministrada pelo médico veterinário Darlan Antonio Carleti da empresa CRV Lagoa especializada no segmento.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Capanema promoveu na ultima semana em parceria com o Laticínios Lamucca uma palestra para inseminadores e produtores rurais que tem em sua propriedade botijões de inseminação.

Conforme o secretário de Agricultura Valtir Luft o objetivo da palestra foi de trazer informações técnicas aos inseminadores sobre medidas que podem ser adotadas para diminuição das repetições de inseminação, bem como sobre alimentação e zoonoses que interferem no fator reprodutivo dos animais. “Nós trouxemos este técnico para orientar nossos inseminador e também os produtores sobre a importância de observar os melhores horários para inseminação e uma observação melhor também do cio das vacas, onde muitas vezes estes fatores acabam levando ao desperdício do sêmen e também do tempo, porque se o produtor perder o momento certo ela vai levar mais 21 dias para entrar no cio novemente e isso é prejuízo para o produtor”, afirmou.

Valdir ressaltou ainda que o objetivo é difundir estas informações com demais produtores do município visando a envolução genética do rebanho e o aumento da produtividade nas propriedades rurais.